Aposentadoria Proporcional 2020

Existem diversos tipos de aposentadoria do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. Aposentadoria por idade, contribuição, invalidez e também existe a Aposentadoria Proporcional, que causa diversas dúvidas aos cidadãos. É importante compreender como funciona a aposentadoria proporcional, pois muitos trabalhadores ainda não entendem como funciona o benefício, o qual possui algumas particularidades. Veja mais detalhes da Aposentadoria Proporcional 2020 agora mesmo.

Aposentadoria Proporcional 2020

Aposentadoria Proporcional 2020

Aposentadoria Proporcional

Através da Emenda Constitucional número 20 a aposentadoria proporcional foi abolida em 1998, ou seja, apenas cidadãos que contribuíram antes de 1998 tem o direito dessa modalidade de aposentadoria.

Isso aconteceu porque a aposentadoria proporcional estava onerando muito os cofres da previdência social, causando um déficit cada vez maior. Hoje, para conseguir se aposentar, o cidadão precisa cumprir a idade mínima e o tempo de contribuição mínimo de acordo com o Regime da Previdência Social.

Se você contribuiu para a previdência antes do dia 16 de dezembro de 1998 pode conseguir aposentar de forma proporcional, caso você começou a contribuir depois disso, não é possível ter direito mais a esse tipo de aposentadoria.

Como Funciona?

Para quem contribuiu antes da data de 16 de dezembro de 1998 pode dar entrada a sua aposentadoria proporcional, já que a contribuição ao INSS foi feita antes da lei ser extinta pela Emenda Constitucional número 20.

Pelo como o próprio nome já diz, a aposentadoria proporcional é usada para se aposentar antes da “hora”. Ou seja, antes de cumprir todos os requisitos mínimos para se aposentar de forma integral.

  • Quem escolheu a aposentadoria proporcional recebe 30% menos de quem recebe a aposentadoria integral.
  • Isso porque a pessoa resolveu se aposentar antes do tempo mínimo exigido.
Como Funciona

Como Funciona

Cálculo da Aposentadoria Proporcional 2020

Como dissemos anteriormente, a aposentadoria proporcional foi extinta em 1998 e somente quem contribuiu para o INSS antes deste ano consegue ainda fazer parte desse tipo de contribuição.

Quando o cidadão contribui de forma total, ou seja, cumprindo os requisitos mínimos de idade e contribuição, ele aposenta de forma integral, ou seja, com 100% do valor. A aposentadoria proporcional 2020 é aquela em que o cidadão não cumpre as regras mínimas e decide antecipar a sua aposentadoria antes de completar a idade mínima e tempo mínimo de contribuição exigidos pela lei, assim ele vai receber 70% do valor da aposentadoria integral.

Requisitos da Aposentadoria Proporcional

Além de ter contribuído antes de 16 de dezembro de 1998, o trabalhador precisa cumprir algumas outras regras que vamos relacionar a seguir em forma de lista, veja:

  • É preciso ter no mínimo 55 anos para homens e 48 anos para mulheres para conseguir a aposentadoria proporcional (isso não cumprindo todos os requisitos mínimos do INSS antes de 1998);
  • Outros cidadãos que cumpriram mais requisitos antes da lei ser extinta em 16 de dezembro de 1998, não há limite de idade para ter acesso a este benefício, mesmo ele não existindo mais nos dias de hoje.
  • De acordo com o tempo de contribuição da lei de Aposentadoria Proporcional, os homens deveriam cumprir 30 anos de contribuição e mulheres 25 anos de contribuição.

Para saber mais sobre aposentadoria (seja ela por idade, contribuição ou invalidez) é possível fazer uma simulação para que o cidadão saiba quais são todos os seus requisitos mínimos para conseguir. Pode verificar como fazer clicando aqui.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply