Aposentadoria Rural 2020

A aposentadoria Rural 2020 é um benefício extremamente importante para o trabalhador. Ele contribui para o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social – ao longo da vida e depois, no momento que atinge uma idade mínima ou tempo de contribuição mínimo, ele pode se aposentar. A aposentadoria pode ser tanto pela carteira do trabalhador, através de desconto mensal feito diretamente na folha salarial do empregado, como o segurado pode contribuir para o INSS de forma autônoma, como profissional liberal etc. Para saber mais sobre aposentadoria, em especial da aposentadoria rural, acompanhe o nosso artigo agora mesmo.

Aposentadoria Rural 2020

Aposentadoria Rural 2020

Aposentadoria Rural 2020

Diversos trabalhadores têm direito a sua aposentadoria, inclusive os trabalhadores rurais. O trabalhador rural, assim como outros cidadãos, também deve cumprir alguns requisitos mínimos exigidos pelo INSS, que é o instituto que organiza todo esse processo de aposentadoria.

A aposentadoria rural pode ser:

Vamos explicar nos próximos tópicos quem tem direito a aposentadoria rural, quais as regras necessárias para conseguir se aposentar como um cidadão do campo, como é a forma de contribuição e outras questões para você que é do meio rural e não sabe como é para se aposentar.

Quem tem direito a Aposentadoria Rural

Mesmo que seja uma aposentadoria com regras menos rígidas, a aposentadoria rural 2020 ainda exige alguns requisitos mínimos ao trabalhador do meio rural. Para conseguir a sua aposentadoria rural é preciso seguir os critérios abaixo:

  • É preciso que o trabalhador esteja dentro da classificação de empregado rural ou segurado especial – pode ser como lavrador, pescador artesanal, agricultor familiar etc);
  • É preciso que o homem tenha 60 anos e a mulher 55 anos como idades mínimas;
  • Ter desempenhado a sua atividade e contribuído para a previdência social por no mínimo 15 anos em regime familiar ou individual;
  • Quem prestou os seus serviços em meio rural, e depois mudou para o meio urbano, pode somar o seu tempo de trabalho rural com o urbano e requisitar a aposentadoria.
Quem tem direito a Aposentadoria Rural

Quem tem direito a Aposentadoria Rural

Tempo de Contribuição para Aposentadoria Rural

  • Para se aposentar por idade como trabalhador rural é preciso ter no mínimo 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
  • Caso o trabalhador rural queira aposentar por tempo de contribuição é preciso ter contribuído para o INSS por no mínimo 15 anos (precisando cumprir a idade mínima também).
Tempo de Contribuição para Aposentadoria Rural

Tempo de Contribuição para Aposentadoria Rural

Além do mais o trabalhador rural pode começar a contar a partir dos seus 14 anos de idade. O INSS também aceita a aposentadoria híbrida, que é:

  • O empregado ter contribuído parte como trabalhador rural e parte como empregado urbano.
  • O tempo mínimo de contribuição para esse caso é também de 15 anos.

Como Comprovar a Aposentadoria Rural 2020

Para conseguir a aposentadoria rural é preciso que o trabalhador comprove a sua atividade rural. Para isso ele deve reunir alguns documentos para comprovar tudo isso. Veja a lista dos documentos para você juntar e levar no INSS para sua aposentadoria rural 2020:

  • Certidão de nascimento;
  • Registro de imóvel rural;
  • Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade ou região;
  • Ficha de alistamento militar ou dispensa do serviço;
  • Registro em órgão de atividades rurais;
  • Documentos do PRONAF;
  • Comprovante de cadastro no INCRA.
Como Comprovar a Aposentadoria Rural 2020

Como Comprovar a Aposentadoria Rural 2020

Para mais informações procure um órgão que cuida das atividades rurais da sua cidade ou região ou acesse https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-idade-rural/.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply