Auxílio Doença 2020

O Auxílio Doença 2020 entra na categoria dos benefícios previdenciários de seguridade social. Foi algo conquistado pelos trabalhadores que contribuem todos os meses para a previdência social. Basicamente, quando a pessoa não tem condições temporários ou permanentes para exercer a sua profissão, ela pode contar com o auxílio doença. Para isso é preciso passar pela perícia, cumprir requisitos, entre outras questões burocráticas desse processo. Em nosso artigo de hoje você vai saber mais detalhes sobre o Auxílio Doença 2020, confira.

Auxílio Doença 2020

Auxílio Doença 2020

O que é Auxílio Doença?

Quando o trabalhador contribui de forma regular com a Previdência Social, ele terá direito a diversos benefícios quando preciso, sendo “recompensado”, como é o caso do Auxílio Doença.

O recebimento do auxílio doença é assegurado ao trabalhador que está em situação comprovatória incapacitado de realizar normalmente suas funções.

Esse benefício é nacional, e permite que o trabalhador receba o mesmo valor da sua remuneração. No entanto, isso só é autorizado quando o beneficiário estiver incapacidade por mais de 15 dias e apresentando atestado médico que comprove tal situação.

Auxílio Doença Quem tem Direito

Primeira precisa-se saber se você vai ter direito a usufruir do auxílio doença, os requisitos são:

  • Pessoas que se encontram incapacidades para realizar o seu trabalho habitual por pelo menos 15 dias seguidos;
  • Cumprimento do período da carência;
  • Possuir qualidade de segurado.

Devemos ainda ressaltar que a incapacidade não precisa estar presente ao nível de todas as atividades do indivíduo, mas sim as atividades que tenham relação com seu trabalho.

Requerimento Auxílio Doença 2020

Aconteceram mudanças nas leis, dessa forma, a própria empresa consegue fazer o requerimento desse auxílio para os seus funcionários. Todo o processo é feito via internet, a partir do 16 dia de afastamento do funcionário.

Durante os primeiros quinze dias a empresa é a responsável pelos dias de afastamento do trabalhador.

Auxílio Doença Valor

O valor do Auxílio Doença 2020 vai depender de alguns fatores, ele não é o mesmo para todo o trabalhador. Estima – se que o benefício será uma média de 80% de todas as maiores contribuições que o trabalhador já fez.

Qual é o valor que o beneficiário pode esperar receber?

Como dito anteriormente, o valor pago pelo Auxílio Doença é o mesmo valor do salário do beneficiário. Sendo o teto da aposentadoria o mesmo utilizado para este benefício – R$ 5.189,82.

No caso de trabalhador autônomo, o valor recebido será exatamente o mesmo que ele contribui. Se a contribuição é de 2 salários mínimos, o valor do auxílio ser este também.

Por conta disso, é importante que você contribua com um valor razoável, para que quando precise desse benefício, o mesmo seja um valor necessário para suprir as necessidades básicas.

Agendar Auxílio Doença

O processo de agendamento para começar a receber o benefício era bem burocrático, além de ser um processo demorado. Porém, com a entrada da tecnologia tudo isso pode ser feito pela internet de maneira fácil.

  • O primeiro passo é entrar no site oficial: dataprev.gov.br;
  • Depois coloque o código que aparecer na imagem, clicando também em prosseguir;
  • Selecione o estado, munícipio e a data que você deseja que aconteça o agendamento;
  • Preencha todos os seus dados pessoais, verificando se todos os dados são corretos antes de confirmar.

É nesse agendamento que o trabalhador passa pela chamada ‘’perícia’’, o principal objetivo desse processo é o de confirmar a incapacidade do trabalhador para exercer as suas funções trabalhistas.

Como Dar Entrada no Auxílio Doença?

Os procedimentos para dar entrada no auxílio doença devem ser feitos de forma correta, para que você não tenha problemas futuros. Confira abaixo o passo a passo para dar início no procedimento sem dores de cabeça:

  • Contate o INSS por meio do telefone 135, e consulta qual a agência mais próxima a sua residência. Se preferir, acesse o site da caixa e encontre uma agência.
  • Em seguida, dirija-se à agência selecionada, realizando a solicitação do auxílio doença.
  • No momento da solicitação será necessário apresentar ao atendente a declaração que sua empresa emitiu. Esta declaração contém o motivo de doença pelo qual você foi afastado da sua função e qual último dia de trabalho.
  • Por fim, será necessário apresentar ao atendente o atestado médico contendo as seguintes informações: motivo do afastamento, o que o médico prescreveu como tratamento, e o período que foi sugerido para afastamento do trabalho. Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e Carteira de Trabalho.

Agora, aguarde a avaliação do INSS.

Resultado Perícia INSS Auxílio Doença

Quando acontece o agendamento e na data correta o trabalhador se apresenta para a perícia, ele deve esperar pelo resultado perícia INSS, que também poderá ser consultado na internet.

Mais um processo fácil, como você pode conferir no passo – a – passo.

  • Entre no site oficial do INSS: dataprev.gov.br;
  • Coloque o número do seu processo;
  • Coloque o número do CPF;
  • Nome completo;
  • Dia, mês e ano de nascimento;
  • Confirme o código que aparecer na imagem.

Colocando todos esses dados, uma tela com a situação do seu benefício vai aparecer. Quando o resultado é aprovado todos os meses o trabalhador vai receber aquele valor, até poder voltar a exercer suas atividades normalmente, sendo dispensando pelo INSS.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply