Ouvidoria INSS 2020

A Ouvidoria INSS 2020 pode ser utilizada para que você tire suas dúvidas a respeito desse órgão. O INSS é o Instituto Nacional de Seguridade Social, órgão do governo federal em que trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil contribuem todo mês para se aposentar com a idade mínima necessária. Além de aposentadoria, o INSS também oferece, quando o trabalhador tem direito, a pensão por morte, auxílio-doença, seguro desemprego, auxílio maternidade, dentre outros direitos previstos na lei. Conheça mais sobre o INSS, tire dúvidas na Ouvidoria INSS 2020 e também dê sugestões, faça reclamações quando necessário, elogios, dentre outras questões. Saiba tudo agora mesmo!

Ouvidoria INSS 2020

Ouvidoria INSS 2020

Ouvidoria INSS 2020

A Ouvidoria INSS faz parte do Instituto e tem como objetivo ser um contato direto com o cidadão brasileiro. Por lá o trabalhador pode tirar diversas dúvidas sobre o órgão, sobre sua aposentadoria, pensão e outros direitos.

Neste artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre a Ouvidoria INSS 2020, local onde você pode:

  • Sugerir assuntos;
  • Fazer reclamações;
  • Elogios;
  • Tirar dúvidas e;
  • Muito mais.

Telefone da Ouvidoria INSS

Antigamente o telefone da Ouvidoria INSS era um 0800, um número grande e difícil de decorar. Hoje o telefone é mais fácil e continua gratuito quando feito por telefone fixo e de telefone público. A central de atendimento do INSS atende pelo número 135.

O usuário consegue atendimento na central de atendimento do INSS de 7h da manhã às 22h, de segunda à sábado. São cerca de 30 serviços que o cidadão consegue atendimento, inclusive fazer uma reclamação ao órgão.


Como Fazer Reclamação INSS

A reclamação é um direito de todo o cidadão, principalmente se tratando de um órgão público. O cidadão paga por aquele serviço, nada mais justo fazer uma reclamação, sugestão ou elogio quando preciso.

No entanto, é preciso saber se algo realmente tem sentido em abrir uma reclamação no órgão ou não. Em caso de benefício negado, o recomendado é o usuário entrar com uma ação na justiça e tentar reverter essa situação.

Caso a reclamação seja um mau atendimento em uma agência ou por telefone, ou demora na análise de um benefício, é possível fazer uma reclamação da seguinte forma:

  • Acesse inss.gov.br/ouvidoria/;
  • Clique em “Cadastrar ou Consultar Manifestação”;
  • Escolha o tipo de reclamação e preencha os dados solicitados.
Como Fazer Reclamação INSS

Como Fazer Reclamação INSS


Denúncia INSS

Outra forma de contato com a Ouvidoria INSS 2020 é fazendo uma denúncia no órgão caso algum servidor, terceirizado, beneficiado, agentes externos, dentre outros tenham atitudes ilegais ou criminosas.

É possível fazer uma denúncia de forma sigilosa para que ninguém descubra a identidade do denunciante.

Denúncia anônima do INSS

Denúncia anônima do INSS

Denúncia anônima do INSS pode ser descoberta?

Não é possível que denúncias anônimas sejam descobertas por servidores do INSS. Quando o usuário escolher denunciar anonimamente, suas informações ficam apenas no órgão da justiça e não são repassadas ao suposto criminoso.


Tempo de Resposta da Ouvidoria INSS 2020

Segundo o órgão da Controladoria-Geral da União, a Ouvidoria INSS 2020 precisa dar uma resposta ao usuário em até 30 dias. Caso o INSS precise de mais tempo, é necessário formular um retorno de qualquer maneira solicitando mais tempo para solução do caso.


Exemplos de Carta Reclamação da Ouvidoria do INSS

Se você tem uma reclamação a fazer na Ouvidoria do INSS, você pode usar esta carta reclamação como um exemplo nesse link.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply