Procuração INSS 2020

A aposentadoria é um direito concedido a todos os trabalhadores brasileiros que cumprirem os requisitos obrigatórios para solicitação do benefício, como, por exemplo, o ano de contribuição ou a idade do contribuinte. Para solicitação de tal benefícios, muitos trabalhadores recorrem a procuração do INSS. Entretanto, poucos sabem a verdadeira funcionalidade deste documento e quais são os tipos. Então, quer conhecer um pouco mais a procuração INSS 2020? Leia o artigo abaixo!

Procuração INSS 2020

Procuração INSS 2020

Procuração INSS

A procuração do INSS é um documento no qual o contribuinte designa uma pessoa de confiança para atuar em seu nome, assim assinalar documentação, em casos em que o titular não possa se fazer presente. Todos os cidadãos podem realizar uma procuração do INSS anuindo poderes para determinada pessoa, assim como receber poderes como procurador, desde que estejam dentro de algumas regras impostas pelo INSS.

Atualmente, o cadastro ou renovação de uma procuração do INSS pode ser feita diretamente do conforto de sua casa, sem necessidade de comparecimento à uma das unidades do INSS. O cadastramento da procuração INSS pode ser feito pela plataforma Meu INSS em casos de:

  • Moléstia contagiosa;
  • Ausência ou;
  • Incapacidade de locomoção do segurado.
INSS - Instituto Nacional do Seguro Social

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

Já a inscrição no ‘Meu INSS’ é um procedimento muito simplificado, que solicita apenas alguns dados pessoais do segurado.


Tipos de Procuração INSS 2020

Atualmente, existem dois tipos de procurações aceitas pelo INSS. Cada documento possui suas próprias particulares, portanto, é necessário analisar em qual situação deve usar cada tipo de procuração.

Procuração Pública

Esse tipo de procuração é aquela produzida e certificada em cartório, atribuída de fé pública. Ela pode ser despachada por qualquer cidadão e obrigatória em casos em que um dos outorgantes ou outorgados forem analfabetos ou incapazes de assinar seu próprio nome em documentações.

Procuração Particular

A procuração particular é aquela produzida pelo próprio cidadão e que não precisa ser certificada em cartório. Para esse tipo de documento, o cidadão pode usar o modelo de formulário recomendado pelo INSS.

No entanto, tenha um pouco de atenção: para usar a procuração particular, é preciso apresentar obrigatoriamente a documentação de identificação original ou cópia autenticada em cartório, tanto do outorgante quanto do outorgado.

Tipos de Procuração INSS

Tipos de Procuração INSS

Se você recebe algum benefício do INSS, é importante que acompanhe a Tabela INSS 2020 para conferir qual a data de liberação do benefício.


Quem pode fazer a Procuração INSS?

Quem tiver com idade acima de 18 anos e for capaz, poderá fazer a procuração INSS fornecendo poderes dentro de algumas condições:

  • Quem tiver entre 16 e 18 anos de idade e não for emancipado, não poderá fazer uma procuração para terceiros. No entanto, poderá ser um procurador.
  • No caso de servidores públicos civis e militar em atividade, poderão apresentar somente o companheiro, cônjuge ou parente de até segundo grau.

✓ Saiba mais sobre outros documentos relacionados à Previdência Social e ao INSS:


Prazo de Validade da Procuração do INSS

Uma dúvida muito comum é sobre o período de validade da procuração INSS 2020. De acordo com o INSS, para qualquer tipo de requerimento, solicitação de revisão e protocolamento de recurso, a procuração possui validez até a finalização do procedimento. Entretanto, a procuração do INSS perderá a validez caso tenha:

  • Revogação ou renúncia;
  • Morte ou interdição de uma das partes ou;
  • Modificação da condição do outorgante que venha impedir a conferência de poderes a terceiros.

Já o prazo de validade para recebimento de valores do INSS, as procurações matriculadas em processos de benefícios ativo, com objetivo de possibilitar o arrecadamento bancário, o período de validade é correspondente a 12 meses, podendo ser revigorado dentro do prazo de 30 dias antecedente a data de vencimento.


Agendamento Procuração INSS 2020

Antes de obter a procuração INSS 2020, é necessário utilizar o site do INSS e realizar o agendamento. Após realizado o agendamento, você deverá ir até a agência do INSS com os documentos necessários e pessoa que será seu procurador.

Confira abaixo como fazer o agendamento:

  • Acesse a página oficial do INSS, clicando aqui;
  • Clique na opção “Agendar”;
Agendar Procuração INSS

Agendar Procuração INSS

  • Informe os dados necessários;
  • Siga as orientações da página para concluir o agendamento.
Informe os dados necessários

Informe os dados necessários


Como Baixar Procuração INSS 2020

Antes de ir ao INSS no dia marcado no agendamento, é interessante que você faça o download do formulário da procuração INSS.

O documento pode ser emitido de forma simples e tudo online. Veja a seguir os passos para baixar o formulário:

  • Acesse a página do INSS, neste link;
  • Clique na opção “Formulário modelo de procuração do INSS”;
  • Pronto, o documento será instalado no seu computador.
Baixar procuração INSS 2020

Baixar procuração INSS 2020

Agora é só preencher e levar consigo no dia que for até a agência do INSS.


Dúvidas

Se você tiver dúvidas sobre a procuração INSS 2020 ou outro serviço desse órgão, poderá contatar a central de atendimento para soluciona-las.

  • Ligue para o número 135.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply