Prova de Vida INSS 2020: Prazo, Agedamento

Se você é aposentado pelo INSS, saiba que é necessário fazer todos os anos a Prova de Vida INSS 2020. Se você ainda não sabe desse procedimento, fique atento pois o órgão do governo cobra que os segurados façam essa validação para continuar recebendo o benefício. Nos próximos tópicos vamos explicar o que é a Prova de Vida INSS, como ela funciona, como pode ser feito, dentre outras informações importantes para você não perder a sua aposentadoria ou pensão.

Prova de Vida INSS 2020

Prova de Vida INSS 2020

Prova de Vida INSS 2020

A Prova de Vida INSS 2020 é uma forma que o governo federal tem para validar o benefício. Fazendo essa validação todos os anos, o governo evita que aconteça fraudes ou algum tipo de pagamentos indevidos para pessoas sem direito ao benefício ou já falecidas.

Essa validação, que é chamada Prova de Vida deve ser feita a cada 12 meses. Sendo esse procedimento é lembrado pelas agências bancárias todas as vezes em que o segurado faz o seu saque nos caixas eletrônicos.

O INSS é responsável pelos seguintes benefícios do trabalhador brasileiro:

Prova de Vida INSS

Prova de Vida INSS

Esses benefícios devem ser controlados, para que quem o receba realmente necessite. Para comprovar que estão vivos, os beneficiários devem ir até a agência bancária em que recebe o benefício portando um documento oficial com foto para não perder a aposentadoria.

Quem tem mais de 60 anos pode fazer o agendamento da comprovação em uma das agências do INSS através do telefone 135.

Quem tem mais de 80 anos ou tem dificuldade de locomoção e é um beneficiário do INSS, pode marcar para que um servidor do INSS vá até a casa do segurado ou no local em que ele estiver para essa prova de vida. Para mais informações, ligue 135.


Quem deve fazer a Prova de Vida INSS

Todo beneficiário do INSS deve fazer a Prova de Vida INSS 2020 todos os anos. Essa é uma forma do governo federal controlar fraudes ou pagamentos indevidos. Quem não fizer essa prova de vida perde o benefício, que é uma das principais causas de suspensão feita pelo INSS.

Para fazer a prova de vida, basta:

  • Ir até a agência bancária onde se recebe o benefício;
  • Levando um documento de identidade.
  • Isso deve ser feito a cada 12 meses ou todo mês de aniversário do beneficiário.

Prazo para Realizar a Prova de Vida

Cada banco usa um método diferente para a realização da prova de vida ou fé de vida. Alguns bancos utilizam o tempo de 12 meses para que o segurado compareça na agência e faça a sua comprovação.

Outros bancos marcam a data para o mês de aniversário do segurado, o que também completaria a comprovação de 12 em 12 meses também.


Como Agendar a Prova de Vida

O segurado que possui mais de 60 anos pode agendar a sua prova de vida em uma das agências do INSS pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS https://meu.inss.gov.br/central/#/.

Para beneficiários que possuem mais de 80 anos ou têm dificuldade de locomoção, pode ser feito uma marcação para que um servidor do INSS compareça na casa do segurado ou no local em que ele estiver para comprovação de vida.

Veja a seguir o passo a passo de como agendar pelo site Meu INSS:

    • Acesse o site, clicando aqui;
    • Clique em “Agende sua Perícia”;

      Como Agendar a Prova de Vida

      Como Agendar a Prova de Vida

    • Selecione entre “Agendar Novo” ou “Agendar Prorrogação”;
    • Informe os dados necessários;
  • Conclua o agendamento.
    Conclua o agendamento

    Conclua o agendamento


Prova de Vida pela Internet

O segurado pode somente fazer a marcação do agendamento pela internet. No entanto não é possível fazer a prova de vida pela internet por causa do risco de fraude. Para fazer o agendamento, basta ligar para 135 ou entrar no site https://meu.inss.gov.br/central/#/.

Para idosos com mais de 80 anos ou segurados com dificuldades de locomoção, é possível fazer a marcação para que um servidor do INSS compareça no local onde o beneficiário está.


Benefícios do INSS

Os benefícios do INSS são criados para fornecer uma renda para a população que necessita de determinado auxílio. Conheça os benefícios temporários mais conhecidos:

  • Auxílio reclusão;
  • Auxílio doença;
  • Pensão por morte;
  • Salário maternidade.

Entre os benefícios mais procurados estão as aposentadorias:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por invalidez.

O INSS oferece esses, entre tantos outros benefícios para o cidadão que se enquadra nos requisitos de recebimento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply